sábado, 17 de janeiro de 2009

Oficina de dobraduras - com o arte-educador Koshisi









Trabalhos em grupo com a psicóloga Juliana Gomes

MATERIAL DE APOIO - Texto sobre AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

( autor desconhecido)

O açougueiro ficou espantado com a entrada de um cão dentro da loja.
Enxotou-o, mas o cão voltou logo de seguida ; tentou novamente espantá-lo quando de repente reparou que o cão trazia um bilhete na boca.
Pegou o bilhete e leu:
- Pode mandar-me 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor?

O cão trazia também dinheiro na boca, uma nota de 50 reais.

Ele pegou no dinheiro, pôs as salsichas e a perna de carneiro num saco e colocou-o na boca do cão. Este começou a descer a rua, e quando chegou ao cruzamento depositou o saco no chão, pulou e apertou no botão para o sinal ficar verde.
O açougueiro ficou realmente impressionado. Como já estava na hora, decidiu fechar a loja e seguir o cão.

O animal atravessou a rua e caminhou até uma parada de ônibus, sempre com o açougueiro a segui-lo.
Esperou pacientemente com o saco na boca que o sinal fechasse e pudesse atravessar. Na parada, o cão sentou-se no banco, esperando o ônibus.
Quando um ônibus chegou, o cão foi até à frente para conferir o número e voltou para o seu lugar. Chegou outro ônibus e ele tornou a olhar, viu que aquele era o número certo e entrou.
Boquiaberto, o açougueiro seguiu o cão. Mais adiante o cão levantou-se, ficou em pé nas duas patas traseiras e apertou no botão para mandar parar o ônibus, tudo isso com as compras ainda na boca.

O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua quando o cão parou à porta de uma casa e pôs as compras no chão; depois virou-se um pouco, correu e atirou-se contra a porta. Tornou a fazer o mesmo mas ninguém respondeu.

Então contornou a casa, pulou um muro baixo, foi até à janela e começou a bater várias vezes com a cabeça no vidro.
Caminhou de volta para a porta e, de repente, um tipo enorme abriu a porta e começou a espancar o cão. O açougueiro correu até ao homem e impediu-o dizendo:

- Deus do céu, homem, o que é que você está fazendo? O seu cão é um gênio!

O homem respondeu:
- Um gênio??? Esta semana, já é a segunda vez que este cão estúpido se esquece da chave !

MORAL DA HISTÓRIA

Podes continuar a superar as expectativas, mas... a tua avaliação depende sempre da competência de quem avalia!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Palestra com o advogado Felipe Ernesto - Ética, religiosidade e comportamento social




Reunião da equipe para avaliação dos 6 meses do programa e planejamento de janeiro










Avaliação de Desempenho – Auto-avaliação:

a) Credibilidade e Confiança
É o grau de confiabilidade das informações/atividades/serviços prestados, sob sua responsabilidade.

b) Compartilhamento das Atividades
É a capacidade de compartilhar as informações para o desenvolvimento das atividades/serviços, de modo que estes não fiquem prejudicados e condicionados à presença do funcionário executor da atividade. É o ato da descentralização da informação.

c) Trabalho em Equipe
É a capacidade de interagir e cooperar no compartilhamento de idéias, objetivos, atividades e soluções para atingir os objetivos Institucionais.

d) Disponibilidade
São as atitudes no que se refere a estar disponível para atender solicitações na participação em atividades/serviços , de acordo com as necessidades.

e) Comprometimento
É a pré-disposição para a ação e para o esforço em prol da Instituição, quanto ao compartilhamento de valores entre esta e as pessoas que nela atuam, buscando atingir os objetivos organizacionais.

f) Foco no usuário de sua atividade/serviço
É o interesse em atender as necessidades atuais e futuras dos usuários, desenvolvendo estratégias, planos, ações, processos, etc, respeitadas as normas vigentes.

g) Aplicação do Conhecimento
É a aplicação do conhecimento/experiência no uso das ferramentas, conceitos, métodos, procedimentos, software, equipamentos, etc, para melhorar o desenvolvimento das atividades em geral.

h) Organização do Tempo e Trabalho - Prioridade
São as atitudes em relação à administração de tempo e trabalho, considerando a assiduidade, a pontualidade, interrupções durante o período de trabalho e/ou programações quanto aos prazos para a realização das atividades.

i) Relacionamento Interpessoal
É a capacidade de se relacionar de forma cordial com as pessoas dos diversos níveis hierárquicos e culturais, incluindo os usuários/clientes, de forma a manter o ambiente de trabalho agradável e produtivo.

j) Comunicação
É a capacidade de se expressar (nas diversas formas) de maneira clara, objetiva e adequada, bem como a capacidade de ouvir os outros e dar respostas consistentes, contribuindo para atingir os objetivos.

k) Administração de Conflitos
É a capacidade de lidar e procurar solucionar conflitos, opiniões divergentes e condições adversas no ambiente de trabalho.

l) Capacitação e Desenvolvimento Profissional
É o interesse pela busca ativa de qualificação e aprimoramento pessoal e profissional, na área de atuação, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento das atividades/serviços.

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