quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MATERIAL DE APOIO- TEXTOS

Como o jovem olha para si mesmo

Abdalaziz de Moura
(SERTA)

Dependendo da forma como o adolescente ou o jovem se concebe, olha para si mesmo e se imagina a si próprio, assume tal ou tal atitude diante da vida. Por exemplo, se ele olha para si como uma pessoa que não tem capacidade, que só traz problema para os pais e professores, que ninguém lhe escuta, nem lhe entende, esse jovem ou adolescente vai se comportar seguindo sua concepção. Ele vai sentir-se inseguro diante dos outros, vai sentir-se tímido, acanhado, sem iniciativa, ou vai procurar um jeito estranho de chamar a atenção dos outros ou vai procurar reforço fora de si, na bebida, no apoio de um amigo ou de um líder para enfrentar o mundo.

Mas se o adolescente se olha com uma outra concepção, por exemplo, como alguém que tem potencialidade, capacidade, que tem uma palavra que lhe é própria, desenvolve idéias próprias, pode contribuir com a solução dos problemas, esse jovem vai tomar atitudes de protagonistas, com autonomia, auto-estima, autoconfiança e não vai precisar de apoio externo ou de estimulantes para se guiar na vida.

Essa diferença é muita maior do que imaginamos. E como vemos tem repercussão imediata sobre a vida das pessoas. Sobre o rumo da vida das pessoas. As concepções ajudam as pessoas a construírem as respostas sobre as grandes interrogações, sobre o para que, porque, qual o sentido da vida, do bem, do mal, do amor, do ódio.

Por isso é tão importante o jovem ou o adolescente, como qualquer outra pessoa, ter mais clareza sobre suas concepções a respeito das pessoas. Sabemos que tradicionalmente pinta-se um quadro onde o adolescente é um aborrecente, um revoltado, uma pessoa imatura, que depende do dinheiro do pai ou mãe, depende da autoridade. Essa concepção não é a da formação do ADL, o ADL é o contrário de tudo isso. Mas é ele que tem que construir essa concepção.

A mesma coisa com os produtores que formamos. Nós não vamos fazer formação só com os conhecimentos de conservação de solo, de controle de pragas, de planejamento da propriedade. Vamos também desenvolver conteúdos filosóficos. Esses conteúdos vão orientar as técnicas. Com as professoras, não vamos fazer formação só com os conhecimentos didáticos, com psicologia, com sociologia, vamos, sobretudo, desenvolver filosofia, concepções pedagógicas. De acordo com a concepção filosófica, com a imagem que ela faz de seu papel, ela vai se relacionar com os alunos, com as famílias, com os textos, com as dinâmicas, com o planejamento e a avaliação.


Leitura complementar:

Serrão, Margarida e Beleeiro Maria Clarice
Aprendendo a Ser e a Conviver, FTD e Fundação Odebrecth, 1999

Costa, Antônio Carlos Gomes da
Protagonismo Juvenil, adolescência, educação e participação democrática, 
Fundação Odebrecth, 2000, Salvador.
____, Encontros e Travessias, o adolescente diante de si mesmo e do mundo.

Serta
Idéias em construção, 
Documento 04, 
Que diferença existe entre a concepção de desenvolvimento do Serta e outras. 2001.
____, Idéias em construção, Doc 05 2001.___, Dicas sobre o Protagonismo
____, A ética na Peads
 

Palestra - CARLOS JUNIOR





O comunicador CARLOS JUNIOR ( Rádio Gazeta FM e Portal do Pajeu) esteve no CJ conversando com os jovens sobre suas experiências profissionais, comunicação, participação comunitária e postura profissional. Foi mais um momento descontraído e enriquecedor para os participantes do Centro da Juventude de Tuparetama. 

Curso de Coquetelaria








Através do cursos oferecidos no II Módulo do CJ buscamos atender aos interesses dos jovens e ao mesmo tempo favorecer novas perspectivas de trabalho e geração de renda. 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CURSO DE PANIFICAÇÃO - SENAR

O curso, com carga horária de 24 horas, aconteceu na cozinha da Escola Paroquial.







Entrega dos certificados, com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social e equipe do CRAS.







A instrutora Maria José ganhou uma tela pintada pelo aluno Daniel Generino e se despediu dos seus instruídos com um abraço de satisfação pelo excelente trabalho realizado.

CURSO DE MAQUIAGEM












quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Intervalos- Preparando material para a folia de carnaval do CJ na sexta-feira (dia 20)



REUNIÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS - Sexta-feira, 13 de fevereiro





Secretário Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social visita o Centro da Juventude



Desde o último dia 02 foram iniciadas visitas ao sertão pernambucano pelo secretário executivo de Desenvolvimento e Assistência Social, Acácio de Carvalho. As inspeções têm o objetivo de ouvir os gestores de diversos municípios sobre os programas em andamento em cada cidade, suas dificuldades e resultados alcançados.

Dando continuidade a série de vistorias ao sertão do estado, serão visitadas três regiões, que beneficiarão um total de 31 municípios pernambucanos. Terça-feira, 17, Acácio, visitou o Sertão do Pajeú, das 9h às 13h, no Auditório do Centro Tecnológico de Inclusão Digital Vicente de Souza Veras, no Bairro de São Francisco, em Afogados da Ingazeira.

No encerramento da visita o secretário veio conhecer o trabalho que vem sendo realizado em Tuparetama no Centro da Juventude. Na visita ao CJ na tarde de ontem, o secretário conversou com os jovens atendidos pelo programa e conheceu a equipe tecnica do município.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MATERIAL DE APOIO - TEXTO SOBRE JUVENTUDE


O CONCEITO DE JUVENTUDE

O conceito de Juventude é relativamente recente, e é definido geralmente, como um estado intermédio entre a infância, idade da irresponsabilidade, e a vida de adulto, idade da responsabilidade. Esta diferenciação surge apenas durante o século XVII e, nesta altura, aplica-se apenas a uma classe: a nobreza. 

Contudo, durante o séc. XIX, o estatuto alarga-se à classe que substitui a nobreza no poder: a burguesia. Aqui, o período situava-se entre o acabar dos estudos e o iniciar uma profissão. Ao longo destes dois séculos, todas as restantes classes sociais, passavam diretamente da infância à vida adulta, através do mundo do trabalho.

É só no nosso século que o estatuto de jovem se passa a aplicar a todas as classes da população nos países industrializados. O jovem passa a ser um indivíduo de um determinado grupo etário.
Para além do estatuto legal, o papel do jovem não está bem definido na sociedade portuguesa. Sendo a juventude, uma categoria socialmente construída no contexto de determinadas situações econômicas, sociais ou políticas, é uma categoria sujeita, pois, a modificar-se ao longo do tempo, de acordo com as condições socioculturais.

Mesmo a noção comum de jovem, muito associada a fases etárias, tem-se vindo a tornar cada vez mais difícil de delimitar, pois as exigências da vida do pós-modernismo tendem a prolongar a permanência em casa dos pais e a dependência relativamente a estes. O chamado generation gap (fosso geracional) nunca foi tão grande nem se fez notar de forma tão nítida. A distância sociocultural é agora tão grande entre pais e filhos, como era gerações atrás, entre avós e netos. Nestas condições, o critério etário torna-se insuficiente para definir jovem. 

Temos assistido a grandes transformações no sistema social, quer a nível da organização da rede escolar, com o prolongamento da escolaridade; quer ao nível da dependência do jovem perante o núcleo familiar devido ao adiamento da inserção do jovem no mercado de trabalho. Isto leva a que a realidade se afaste do conceito tradicional de juventude . Existe assim uma indeterminação social do que é a juventude, e consequentemente da(s) sua(s) realidade(s). Trata-se de uma zona de incerteza sociológica.

Também a aparentemente simples noção de inserção no mercado de trabalho, é multifacetada. Além da diferença entre jovens que trabalham, e os que não trabalham, há ainda que distinguir entre aqueles que desenvolvem uma atividade profissional estável (com contrato, a tempo inteiro, e razoavelmente bem remunerada); e os outros, que trabalham sobretudo para complementar as prestações familiares, cujo consumo é direcionado essencialmente para os gastos no lazer. Nestes casos, abunda o part-time, e o trabalho temporário e/ou precário, em suma, aquilo a que J. M. Pais chama o mercado de trabalho secundário, nos sectores "subterrâneos" da economia (PAIS,1994: 18).

Alex Félix dos Santos
Sérgio Augusto Baldin Júnior, sdb
Em SUBSÍDIO DE PREPARAÇÃO PARA O CONGRESSO DE JOVENS LÍDERES DE ORATÓRIOS E OBRAS SOCIAIS/POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

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