sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reunião de avaliação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Gerência de Ações Socioassistenciais - GASA, apresentou nesta quarta-feira (17) a quinta edição da Avaliação do Programa Vida Nova. O evento contou com a participação do Secretário da SEDSDH, Roldão Joaquim, e dos secretários Executivos, Acácio de Carvalho e Edgard Távora, bem como técnicos da Equipe de Acompanhamento e Avaliação e dos representantes das entidades e Centros da Juventude estaduais e municipais.

A abertura contou a apresentação do Grupo Arte Afro Menina Mulher da ONG Casa Menina Mulher, que fez várias evoluções da cultura africana. Em seguida, o Secretário deu as boas vindas aos participantes e falou da importância do encontro. “Estou feliz sobretudo pelo programa estar dando resultados. Os elogios cabem a todos que estão à frente deste trabalho. O desenvolvimento de um povo só é possível para um governo a partir da participação da sociedade. Não podemos nos acomodar só nas explicações do que estamos fazendo, mas tentemos melhorar o que é preciso. Estu muito agradecido a todos vocês. Mas que este não seja o seu melhor trabalho. Que outros muito melhores venham por aí. Quero sempre ver resultados melhores”.

Célia Rejane, gestora da GASA, aproveitou para endossar as palavras do Dr. Roldão quando falou do desejo de melhorar sempre os resultados: “Estamos aqui com resultados positivos dentro do Progama Vida Nova. Mas também temos nossas fragilidades diante do cenário existente. Nós estamos dispostos a dar resultados”, pontuou a gerente.

Na apresentação dos resultados, que ficou sob o comando da coordenadora do Programa, Rosana Mota, foram apresentados dados comparativos entre as ações realizadas em 2008 e no primeiro trimestre de 2009 (referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março). Durante a explanação, houveram análises e críticas construtivas feitas pelos secretários executivos, Acácio Carvalho e Edgard Távora, que aproveitaram para sugerir encaminhamentos que pudessem vir a otimizar o desempenho da gerência, através de melhores resultados para o Vida Nova.

Uma das intervenções realizadas por Roldão Joaquim, disse respeito a uma maior integração entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Conselho Tutelar. “Esta parceria é muito importante para darmos rapidez aos encaminhamentos que se façam necessárias entre as duas instituições”, disse.

Segundo Rosana Mota, a meta concedida para os CJs estaduais, municipais e CCAs I e II é de 4.210, porém a meta atendida foi de 3.610 crianças, jovens e adolescentes. O demonstrativo de freqüência do Programa Vida Nova neste primeiro trimestre do ano cresceu de 72% para 77%, mostrando um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Outro item a ser observado, foi o aumento dos jovens dos Centros nas escolas, que equivaleu a 6% nas estaduais e 6% nas municipais. Outra ação do Programa é a emissão e regularização de documentos básicos, tais como: identidade, CPF, carteira de trabalho, reservista e título de eleitor. Nesses primeiros três meses, foram emitidos 1.469 documentos básicos, o que equivale a 71% da meta, que era 2.074.

Em articulação com o Balcão de Direitos, o Programa Vida Nova conseguiu emitir 13% de registros de nascimento acima do esperado. Vale ressaltar que a emissão desses documentos abrangeu também aquela população que não está inserida no Programa. Outro resultado interessante foi o referente à inclusão digital entre os cinco Centros estaduais, que atingiram um percentual de 100% dos jovens. Foram 2.166 jovens inseridos, o que equivale a 88% do total.

O secretário executivo de coordenação da gestão, Edgard Távora, ressaltou a importância dos prazos a serem cumpridos. “Precisamos mostrar resultados rápidos. Essas informações precisam ser mais intempestivas. Porque estamos avaliando no segundo semestre, dados do primeiro. As próximas avaliações devem acumular até o último dia do mês anterior. É fundamental que se faça o item de competência. Precisamos justificar os investimentos e os custos. Ter sempre cuidado para não demonstrar ineficiência na medida desses resultados”, enfatizou ele.

Para finalizar, o secretário executivo de desenvolvimento e assistência social, Acácio de Carvalho, destacou as ações da cultura e do esporte, lembrando que os mesmos fazem parte da grade curricular das atividades desenvolvidas nos Centros, bem como nos CCAs I e II, “e não devem ficar de fora das avaliações como um todo. Devemos acrescentar gráficos de cultura e esporte nas avaliações de todo o estado”, lembrou ele.

Em seguida, foi formada mesa para debates com os participantes do evento, momento em que todos puderam expôr suas críticas e elogios, além de esclarecer suas dúvidas. Fizeram parte da mesa os secretários executivos Acácio de Carvalho, Edgard Távora e a gestora Célia Rejane.

(Fonte: site da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos )




quarta-feira, 3 de junho de 2009

Protagonismo- Jovens realizaram "Feira de Saúde" na feira pública da cidade, dia 01 de junho.





Durante a atividade foram distribuídos panfletos e exibidos slides com informações sobre saúde e prevenção. Os jovens passaram orientações ao público e organizaram o espaço na Rua Santa Cecília, ao lado do pátio da feira livre.

Reunião períodica com pais ou responsáveis dos jovens do programa.

Momento inicial - conversa com a psicóloga Juliana.

Apresentação de slides com fotos das atividades dos últimos 5 meses e resultados obtidos (dados).

Nas fotos acima e abaixo, grupos de pais com equipe técnica para analisar metas e resultados obtidos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails