MOTIVAÇÃO PARA O II MÓDULO DO CENTRO DA JUVENTUDE - Dezembro de 2008 a maio de 2009 - EDUCAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO
1- Neste momento os jovens deverão ser informados de maneira clara e breve sobre os objetivos da oficina do dia e como serão feitos os trabalhos. O coordenador reforça a percepção do grupo sobre as diversidades das formas de aprender e sobre a capacidade humana de aprender por toda a vida. Aborda o conceito de Educação Continuada como forma de capacitar-se e atualizar-se permanentemente a novas exigências da sociedade e do trabalho.
• Exibição de mensagem no slide e distribuição de cópias para todos. Pedir que leiam em silêncio.
• Perguntar se alguém deseja ler em voz alta.
• Ao final da leitura, pergunte se alguém gostaria de falar sobre as sensações ou idéias que vieram à mente por causa da mensagem.
• Solicite que todos façam relações entre a mensagem e o tema empreendedorismo
2- Continuar as atividades com:
a) Esclarecimentos sobre o MÓDULO II - Educação para o mundo do trabalho
b) Esclarecer que as regras de convivência, horários e critérios do MÓDULO I continuam.
c) Esclarecer sobre os critérios de escolha das oficinas regulares e de capacitação para o trabalho e geração de renda (tempo x recursos x disponibilidade de pessoal no município x interesse dos jovens x objetivos do programa )
d) Apresentar os EIXOS TEMÁTICOS das oficinas de capacitação para o trabalho e geração de renda.
e) Apresentação dos oficineiros iniciais de capacitação para o trabalho e geração de renda
3- Tendo como fundo musical música instrumental suave, de olhos fechados, orientados pelo coordenador, cada participante deverá recordar-se de como foi a sua trajetória no CJ desde o primeiro dia de trabalho até o momento presente.
• Como iniciou na equipe;
• como se capacitou;
• as atividades que fez (ou deixou de fazer) e palestras que assistiu;
• lugares onde foram;
• dificuldades que enfrentou;
• pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento no CJ e porque;
• experiências marcantes e fundamentais para seu crescimento;
• iniciativas pessoais que contribuíram para o próprio desenvolvimento…
Após a viagem imaginária ao passado, em uma folha de papel cada participante deverá representar o seu caminho no CJ através de uma linha, ou gráfico ou desenho de caminho, registrando cada fato importante do início até os dias de hoje. Ao concluir o desenho, atrás da folha, completar a seguinte frase: “A coisa mais importante que aconteceu até agora em minha participação no CJ foi…”
• Exibição de mensagem no slide e distribuição de cópias para todos. Pedir que leiam em silêncio.
• Perguntar se alguém deseja ler em voz alta.
• Ao final da leitura, pergunte se alguém gostaria de falar sobre as sensações ou idéias que vieram à mente por causa da mensagem.
• Solicite que todos façam relações entre a mensagem e o tema empreendedorismo
2- Continuar as atividades com:
a) Esclarecimentos sobre o MÓDULO II - Educação para o mundo do trabalho
b) Esclarecer que as regras de convivência, horários e critérios do MÓDULO I continuam.
c) Esclarecer sobre os critérios de escolha das oficinas regulares e de capacitação para o trabalho e geração de renda (tempo x recursos x disponibilidade de pessoal no município x interesse dos jovens x objetivos do programa )
d) Apresentar os EIXOS TEMÁTICOS das oficinas de capacitação para o trabalho e geração de renda.
e) Apresentação dos oficineiros iniciais de capacitação para o trabalho e geração de renda
3- Tendo como fundo musical música instrumental suave, de olhos fechados, orientados pelo coordenador, cada participante deverá recordar-se de como foi a sua trajetória no CJ desde o primeiro dia de trabalho até o momento presente.
• Como iniciou na equipe;
• como se capacitou;
• as atividades que fez (ou deixou de fazer) e palestras que assistiu;
• lugares onde foram;
• dificuldades que enfrentou;
• pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento no CJ e porque;
• experiências marcantes e fundamentais para seu crescimento;
• iniciativas pessoais que contribuíram para o próprio desenvolvimento…
Após a viagem imaginária ao passado, em uma folha de papel cada participante deverá representar o seu caminho no CJ através de uma linha, ou gráfico ou desenho de caminho, registrando cada fato importante do início até os dias de hoje. Ao concluir o desenho, atrás da folha, completar a seguinte frase: “A coisa mais importante que aconteceu até agora em minha participação no CJ foi…”
O coordenador da atividade explica que no verso da folha o jovem deverá escrever uma CARTA A SI PRÓPRIO com os objetivos de: levantamento de expectativas individuais, compromisso consigo próprio, percepção de si, auto-conhecimento, reflexão, auto-motivação.
Dá as seguintes Instruções :
• Individualmente, cada um escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu(sua) melhor amigo(a).
• Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do II Módulo, como espera estar pessoal e economicamente daqui a 5 meses.
• Colocar a carta no envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa).
• O coordenador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e explica que serão guardadas e no final do II módulo serão entregues ao remetente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário