quarta-feira, 29 de setembro de 2010

GINCANA DE CONHECIMENTOS SOBRE DSTs e PREVENÇÃO









TEXTOS DE APOIO:

Clique  AQUI para fazer o download do material em quadrinhos (FIGURA AO LADO)  sobre DSTs, produzido por grandes artistas de ilustração, em parceria com a UNESCO.
















JOVENS E DSTs
Em 2004, a Unesco realizou o primeiro levantamento oficial acerca da sexualidade dos jovens brasileiros. Foram ouvidos 16.422 estudantes com idade entre 10 e 24 anos, moradores de 13 capitais e do Distrito Federal. A seguir, as principais conclusões do estudo sobre o uso da camisinha. 

•É o método contraceptivo mais confiável segundo 47,7% a 71,9% dos rapazes e 47,3% a 68,4% das moças. 
•O uso de preservativo masculino é tido como dupla proteção, servindo tanto para evitar a gravidez quanto prevenir DSTs – a aids em particular. 
•Em vários depoimentos femininos, observa-se que os garotos assumem a iniciativa pelo uso da camisinha. Isso não ocorre necessariamente pelo cuidado com a parceira, mas pelo medo das DSTs – com ênfase para a aids – e, principalmente, pelo receio de provocar uma gravidez precoce. 
•Ignorar a camisinha é uma atitude relacionada, em muitos casos, ao tipo de representação que a pessoa tem do parceiro. Os principais motivos citados para o não uso são: falta do preservativo no momento do ato; transar só com o parceiro em que confia; achar que a camisinha diminui o prazer; e pensar que não corre risco de contrair o vírus da aids. 
•Perguntados se usam preservativos habitualmente, 4,8% a 20,2% dos jovens afirmam nunca tê-lo feito. Os índices variam conforme a cidade. 
•Muitos jovens, de ambos os sexos, não se sentem vulneráveis e não se consideram possíveis transmissores do HIV.  De cada 100 pais, entre 60 e 80 recomendam que os filhos usem camisinha.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails